terça-feira, 7 de abril de 2009

Filme- Na Natureza Selvagem


Sabe quando um filme permanece na memória por um longo tempo? pois bem, " Na Natureza Selvagem" é um deles. Na verdade estou até hoje, pouco mais de um ano após ver o filme pela primeira vez, me questionando sobre alguns valores que o filme expõe. Valores sobre a sociedade, valores sobre o amor, sobre a felicidade, sobre a natureza e sobre o ser humano.

A história baseada em fatos reais, contada em forma de livro, narra as aventuras de Christopher Mccandless, garoto recém formado que decide doar todo o dinheiro de sua poupança, colocar uma mochila nas costas e viajar para o Alasca. Christopher questionava a sociedade de aparência que seus pais, mesmo em constante desarmonia, viviam.

Primeiro vemos Chris chegando ao Alasca, encontrando um ônibus abandonado, a qual passar a chamar de "Magic Bus'' e depois começamos a ver toda a sua trajetoria antes de chegar ao Alasca, é desta forma que a história é contada. Chris abominava a forma de vida na qual seus pais insistiam em viver, preocupando-se somente em ''status'', então logo após formar-se Chris deixa a sua família para trás e viaja para o Alasca, é então que começa sua aventura, ou seu '' nascimento'' como descreve o filme, Chris adota o nome de Alexander Supertramp, e segue através do país, conhecendo novas pessoas, as quais Chris procura não apegar-se, sendo portanto questionado muitas vezes se acreditava mesmo no amor. È incrível ver seu crescimento como pessoa, como relata o proprio filme nos outros capítulos, "adolescência'', ''Sabedoria"e etc.

Durante todo o filme os questionamentos vão surgindo, sentimos odio e amor de Chris, porém suas atitudes podem ser perfeitamente justificavéis, talvez não na proporção que suas consequencias tomaram. Vemos um Chris Diferente do que era com a família, um chris realmente disposto a aprender, com as figuras incriveis que ele conhece ao longo do caminho.

A principal questão do filme é se a natureza, por mais bela que seja em todos os sentidos, realmente é capaz de suprir TODAS as necessidades do ser humano, incluindo amor, felicidade. Ou será que a sociedade, com todos os seus defeitos, supre as necessidades básicas do ser?. Além disso è possível viver sozinho, sem compartilhar a felicidade, viver apenas da ''beleza'' da natureza? Quantas vezes não tivemos vontade de fugir dessa sociedade?

O filme é dirigido por Sean Penn, e protagonizado por Emile Hirsch, e tem uma excelente trilha sonora. Quem puder não deixe de ver o filme. até mais

2 comentários:

  1. Somos dois Nicolas!Desde que vi o filme continuo fazendo-me questionamentos sobre meus valores, sobre o mundo, quem somos e o que fazemos. Excelente filme, a trilha de Eddie Vedder ta todo um charme! =)

    ResponderExcluir
  2. ~ Filme fantástico! *,*


    ... Vi seu Blog no subnick do msn de Pedro cara, abri e vi essa resenha sobre o filme, que ficou muito bem escrita por sinal, tanto que me fez assistir ao filme! Valeu mesmo, muito bom o filme... Me fez pensar muito e parar por varias vezes para escrever algumas citações no "Bloco de Notas". =P (Y)

    ResponderExcluir